
Cada Castelo possui uma administração própria, composta de cargos que são ocupados pelos Escudeiros. O propósito da Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda é contribuir para que as crianças, ao chegar a sua adolescência, assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente doCarácter, ajudando-as a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis à comunidade, de forma autônoma e consciente.
Os princípios que alicerçam a Ordem dos Escudeiros são:
-
Sabedoria;
-
Verdade;
-
Justiça.
Os métodos utilizados pela Ordem dos Escudeiros caracterizam-se pelo conjunto dos seguintes pontos que orientam o trabalho educativo desenvolvido com as crianças:
-
Promessa de ser um melhor filho;
-
Cerimônias Ritualísticas;
-
Vida em equipe;
-
Atividades Progressivas, atraentes e variadas.
-
Desenvolvimento pessoal com orientação.
-
Aprender fazendo.
Escudeiros Távola Redonda
A Ordem dos Escudeiros Távola Redonda é uma organização internacional, fundada em 1995, em Vancouver, e que chegou no Brasil em 2002, patrocinada pela Ordem DeMolay, feita para crianças, do sexo masculino, entre nove e doze anos, buscando auxiliar a criança na construção de seu desenvolvimento intelectual, visando à formação de um melhor cidadão para o futuro.
O nome “Távola Redonda”, relacionado à lenda do Rei Artur, foi escolhido porque aquela antiga ordem possuía os mais elevados ideais de serviço, perfeição, camaradagem e igualdade entre os Cavaleiros. Dessa forma, a lenda é usada como ferramenta lúdica para o desenvolvimento pedagógico de suas cerimônias e objetivos.
Assim como os DeMolays se reúnem em Capítulos, os escudeiros se reúnem em um Castelo (nome dado à unidade de cada agrupamento de escudeiros).